As pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas nas Unidades de Pesquisa (UPs) geram um conjunto de conhecimento significativo para a instituição e para a sociedade, uma vez que, a partir delas, podem ser concebidas novas tecnologias ou são aprimoradas outras já existentes. Esse conjunto de conhecimento, uma vez integrado ao ambiente industrial, pode contribuir para o desenvolvimento da inovação e para a melhoria da competitividade dos produtos e serviços de empresas.
Caminhos para a Inovação
Se a sua ideia pode resultar em uma invenção prática, entre em contato com o NIT-Rio antes de divulgá-la sob a forma de artigo, pôster, tese ou apresentação oral, a fim de se certificar sobre as questões relacionadas à Propriedade Intelectual e à eventual possibilidade de depósito/registro perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Por que notificar ao NIT-Rio?
É importante que o NIT-Rio conheça sua tecnologia pois a sua estrutura organizacional permite:
- Identificar o(s) inventor(es) e titular(es) e estipular a proporcionalidade da Titularidade;
- Identificar o estágio do desenvolvimento da tecnologia;
- Analisar e opinar pela conveniência e promoção da proteção das criações desenvolvidas, além da divulgação das criações passíveis de proteção intelectual, atendendo ao previsto na Lei de Inovação;
- Orientar a instituição e o pesquisador sobre a viabilidade econômica e potencial de mercado para a PD&I.
Caso a Unidade de Pesquisa decida pela conveniência de proteger a criação apresentada pelo pesquisador, o NIT-Rio auxiliará na preparação da documentação técnica para encaminhamento do pedido de depósito/registro junto ao INPI.
Após o depósito/registro, o NIT-Rio promoverá a manutenção dos títulos de propriedade intelectual, atendendo a todas as demandas administrativas e judiciais necessárias até a sua concessão.
Após a proteção do ativo, o NIT-Rio desenvolverá estudos de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação, para análise das estratégias comerciais adequadas à sua invenção. O NIT-Rio utiliza canais de divulgação especializados para promover a pesquisa ou a tecnologia e buscar parcerias para PD&I ou transferência tecnológica.
Para isso, é aconselhável preencher os formulários presentes na seção Propriedade Intelectual. Neste documento o pesquisador notificará o NIT-Rio sobre sua criação e prestará informações essenciais para que nossa equipe possa traçar a melhor estratégia de proteção dos ativos desenvolvidos no âmbito da pesquisa.
Para saber melhor sobre as Atribuições do NIT-Rio, leia na página Visão geral.