Colaborações Empresariais

O NIT-Rio apoia as ações de proteção da propriedade intelectual das ICTs do Arranjo e intermedia os contratos de licenciamento e transferência de tecnologia para as empresas, fornecendo acesso direto à expertise altamente especializada dos pesquisadores.

E isto pode ser feito de 3 formas:

FORNECIMENTO DE TECNOLOGIA

Os contratos de fornecimento de tecnologia serão utilizados para aquisição de conhecimentos (know-how) e técnicas não amparadas por direitos de propriedade industrial.

LICENCIAMENTO

Já o licenciamento envolve a exploração de produtos ou serviços protegidos por propriedade intelectual, ou seja, aqueles protegidos por patentes ou que passaram pelo registro de marca, válidos tanto para patentes/marcas já concedidas quanto por aquelas que ainda estão sob exame pelo INPI. O licenciamento funciona como um aluguel, em que a titularidade não é alterada, apenas é combinado um período de uso dentro de condições previamente estabelecidas, ou seja, através desse contrato, a instituição/pesquisador detentor da tecnologia permite que ela seja explorada por terceiros, mas seus direitos como titular são mantidos. Para esse tipo de contrato devem ser observadas as restrições de exploração que podem ser impostas, como o tempo de exploração da tecnologia licenciada.

CESSÃO

A cessão de tecnologia é um processo semelhante àquele do licenciamento, mas com uma diferença fundamental. No caso da cessão, o detentor da tecnologia transfere a titularidade do direito de propriedade intelectual.

PESQUISA PATROCINADA E APOIO

O NIT-Rio pode identificar um laboratório ou grupo de pesquisa integrante das instituições vinculadas ao arranjo cujas atividades possam atender a demanda de um parceiro da indústria ou simplesmente auxiliar a formalização da parceria desses laboratórios com um parceiro externo de sua escolha. Dessa forma, o NIT-Rio irá trabalhar com o parceiro da indústria, o pesquisador e o laboratório para adaptar a parceria para atender às necessidades específicas de ambas as partes e assim promover a Inovação.

AJUDANDO OS CIENTISTAS

Para oportunidades únicas e transformadoras, o NIT-Rio pode auxiliar os cientistas na criação de empresas de base tecnológica a partir de suas pesquisas, nas negociações para a transferência de tecnologia e na gestão da propriedade intelectual de seus inventos. Com isso, muitas startups e spin-offs poderão se tornar empresas independentes, ofertando produtos e serviços inovadores para sociedade e alcançando a valorização no mercado de ações.