Empreendedorismo

Empreender é uma iniciativa de criar negócios ou de promover mudanças em empresas já existentes. Este é um termo bastante usado no setor produtivo e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou de produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

O empreendedorismo pode envolver inovações, com o objetivo de se criar algo dentro de um setor industrial ou uma novidade no mercado. As startups, por exemplo, são empresas novas que buscam inovar dentro de um determinado setor.

EMPREENDEDORISMO CIENTÍFICO

Uma das tendências silenciosas do empreendedorismo é o Empreendedorismo Científico.

Impulsionados, por um lado, pelas boas ideias e, por outro, pela necessidade de uma alternativa às suas bolsas, jovens cientistas e pesquisadores buscam cada vez mais o desenvolvimento de projetos que ajudem a financiar novas oportunidades profissionais. Um curso de pós-graduação ou um emprego na indústria não são os únicos caminhos possíveis. Alguns empresários de sucesso mostram que é possível fazer parte do mundo das publicações científicas e, ao mesmo tempo, comercializar suas descobertas.

De acordo com a Lei de Inovação, a promoção de um ambiente propício para o nascimento de empresas é um dos objetivos dos Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs. Por meio do empreendedorismo, é possível desenvolver novas competências para a criação de startups ou spin-offs acadêmicas por meio de projetos com tecnologias inovadoras, com base na ciência, focados nas necessidades da sociedade.

O NIT-Rio E O EMPREENDEDORISMO

O NIT-Rio atua na capacitação de jovens pesquisadores, bolsistas e alunos de pós-graduação para formarem sua própria empresa ou desenvolverem a capacidade de realizar negócios, preparando-os para atuarem estrategicamente em mercados nos quais a tecnologia (inovadora ou vantajosa em termos econômicos) se insere.

Os eixos principais de atuação do NIT-Rio para a promoção do empreendedorismo são:

  • Assessoria nos mecanismos legais para criação de startups e spin-offs no meio acadêmico;
  • Apoio na produção de material de divulgação das spin-offs acadêmicas;
  • Workshops, oficinas de empreendedorismo, palestras em parceria com profissionais do mercado;
  • Organização de rodadas de negociação em parceria com indústrias para desenvolvimento de soluções de alta tecnologia.

O Programa Cientista Empreendedor, criado e apoiado pelo NIT-Rio, tem um canal no YouTube para divulgar e estimular uma nova cultura no ambiente acadêmico, abordando tópicos relacionados a negócios, Lei de Inovação e Propriedade Intelectual.

Acesse aqui para conhecer nosso canal!