image_pdf

Registrador multipropósito modular para monitoramento remoto

Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas; Instituto Nacional de Tecnologia

Alexandre Benevento Marques
Geraldo Roberto Carvalho Cernicchiaro

 

Resumo
A tecnologia visa proporcionar o controle, em tempo real, de parâmetros ambientais, como por exemplo a temperatura local, resistividade elétrica, turbidez, acidez da água e do solo por meio da medição de parâmetros físico-químicos. Utilizando um equipamento divido em diferentes módulos eletrônicos, nossa tecnologia atua como um registrador multipróposito com foco em condições climáticas e ambientais.

 

Inovação
Proporcionar o controle, não só das condições ambientais atmosféricas, mas também determinar o grau de qualidade da água e do solo por meio de um único equipamento.

 

Tecnologia
Arquitetura eletrônica modular, atuando como um equipamento multipropósito com dispositivo de memória não volátil. A estrutura de seus módulos divide-se em: módulo de condicionamento de sinais, módulo de entrada, módulo de armazenamento de dados, módulo de controle, módulo de interface/transmissão e módulo de alimentação, organizados conforme o diagrama a seguir.

 

Vantagens
Equipamento setorizado, permitindo diferentes análises ambientais simultaneamente. Memória não volátil, ou seja, seus dados não serão perdidos mesmo com o desligamento (intencional ou não) do equipamento.

 

Oportunidade
Equipamento de monitoramento ambiental remoto com aplicação em indústrias relacionadas com a fiscalização e controle de poluição ambiental.

Patente
Concedida, PI0904196-6.