Oportunidades de Negócios

As Unidades de Pesquisa (CBPF, CETEM, IBICT, IMPA, INT, LNCC, MAST e ON) associadas ao NIT-Rio podem disponibilizar conhecimentos científicos, técnicos e soluções inovadoras para sua empresa, por intermédio de Contratos de Transferência de Tecnologia, Serviços Técnicos Especializados para Inovação, Compartilhamento de Laboratórios, Capital Intelectual e Colaborações e Parcerias para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Podem ser utilizadas as seguintes modalidades de transferência de tecnologia:

FORNECIMENTO DE TECNOLOGIA

Os conhecimentos e técnicas não passíveis de proteção patentária –  know-how – podem ser transferidos por intermédio dos contratos de fornecimento de tecnologia.

LICENCIAMENTO DE TECNOLOGIA

Já o licenciamento envolve a exploração de produtos ou serviços protegidos por propriedade intelectual – por exemplo, patentes –, funcionando como um aluguel no qual a titularidade não é alterada, apenas é combinado um período de uso dentro de condições previamente estabelecidas por meio de um contrato que pode estabelecer também restrições de exploração e cláusulas de exclusividade (Art. 6º, Lei nº 10.973/2004).

As tecnologias das Unidades de Pesquisa do MCTI vinculados ao NIT-Rio estão disponíveis nas abas portfólios de Tecnologias e de Serviços.

CESSÃO

Na cessão, o detentor da tecnologia transfere definitivamente a titularidade do direito decorrente da propriedade intelectual, tal como em uma compra e venda ou, em algumas hipóteses, uma doação (Art. 13, Decreto nº 9.283/2018).

Benefício para o Pesquisador na transferência de tecnologia: O servidor público poderá receber percentual como participação no resultado.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA INOVAÇÃO

Sua empresa pode se beneficiar de serviços técnicos especializados prestados em uma infraestrutura de ponta, por um capital intelectual composto por pesquisadores, tecnologistas e técnicos integrantes das Unidades de Pesquisa associadas ao NIT-Rio, nos moldes do art. 8º  da Lei nº 10.973/2004.

Benefício para o Pesquisador: O servidor público poderá receber retribuição pecuniária na forma de adicional variável sujeito ao recolhimento de impostos.

Se sua empresa apresenta interesse em serviços voltados para inovação com base em uma competência de nossas Unidades de Pesquisa, entre em contato com o NIT-Rio.

COMPARTILHAMENTO DE LABORATÓRIOS E CAPITAL INTELECTUAL

Os laboratórios, equipamentos, instrumentos, materiais e demais instalações existentes nas Unidades de Pesquisa vinculadas ao NIT-Rio podem ser utilizados pela sua empresa ou por organizações de direito privado sem fins lucrativos.

Além disso, todo o capital intelectual, como pesquisadores, tecnologistas e técnicos, vinculados a estas Unidades de Pesquisa, podem participar do seu projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação, por meio de contrato ou convênio, de acordo com o art. 4º da Lei n° 10.973/2004.

Saiba como, entrando em contato com o NIT-Rio através do nosso formulário ou diretamente pelo e-mail nitrio@nitrio.org.br.

COLABORAÇÕES E PARCERIAS PARA PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO (PD&I)

O NIT-Rio estimula e intermedia parcerias entre as suas Unidades de Pesquisa com o setor empresarial e outras instituições (públicas e privadas) para a realização de atividades de pesquisa científica e tecnológica e de desenvolvimento de tecnologia, produto ou processo voltados à inovação, de modo que possamos adaptar o acordo às necessidades específicas de todas as partes.

Se sua empresa precisa de ajuda para identificar um laboratório, setor ou grupo de pesquisa integrante de alguma das Unidades de Pesquisa vinculadas ao Arranjo de forma a conciliar as demandas apresentadas, entre em contato com o NIT-Rio.

Você que é pesquisador de uma de nossas Unidades de Pesquisa e tem interesse em parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação, entre em contato com o NIT-Rio para que possamos localizar um parceiro.

*Se o empresário e o pesquisador já se encontraram e negociaram o projeto, comunique ao NIT-Rio para formalizarmos o acordo de parceria.

Benefício para as Empresas: Redução dos custos, riscos e incertezas envolvidos nos processos inovadores.

Benefício para o Pesquisador: O servidor público poderá receber bolsa de estímulo à inovação.

As Unidades de Pesquisa associadas ao NIT-Rio abrangem diversas áreas do conhecimento que podem atender as demandas apresentadas, dentre elas:

  • Nanotecnologia
  • Biotecnologia
  • Física Aplicada
  • Física Médica
  • Metalurgia
  • Energia
  • Automação Industrial
  • Telecomunicações e Comunicação de Dados
  • Química
  • Tecnologia dos Materiais
  • Engenharia Industrial
  • Meio Ambiente
  • Matemática
  • Computação Gráfica
  • Instrumentação Científica
  • Ciência da Informação
  • Ética e Política da Informação
  • Organização do Conhecimento
  • Tecnologia da Informação