image_pdf

Aditivo para óleo diesel otimizador de combustão e redutor de poluentes nas emissões de motores veiculares e estacionários

Instituto Nacional de Tecnologia

Álvaro José Barbosa Barreto
Deise Mendes

 

Resumo
A tecnologia refere-se a um processo de obtenção e formulação de aditivo para óleo diesel ou mistura diesel + biocombustível. Em outros processos são utilizados ácidos monocarboxílicos alifáticos; entretanto, nossa tecnologia utiliza álcoois superiores, ésteres e ácidos graxos, que asseguram a lubricidade do combustível. Este foi desenvolvido para ser totalmente miscível com o óleo diesel e promover uma combustão mais completa, visando reduções de material particulado nas emissões de depósitos carbonosos.

 

Inovação
Processo de obtenção e formulação de aditivo para óleo diesel.

 

Tecnologia
Aditivo para óleo diesel que consiste de uma mistura de álcoois superiores iso-amílico, iso-butílico e n-butílico, obtidas a partir da destilação do óleo fúsel à temperatura de 118°C e superiores à de biocombustíveis, tais como biodiesel e óleos vegetais em geral.

 

Vantagens
Melhoria da combustão dos motores a diesel veiculares e estacionários, bem como aumento do desempenho. Redução de depósitos carbonosos.

 

Oportunidade
Novo processo de aditivo de óleo diesel com redução de poluentes.

 

Patente
Concedida, PI0602633-8.