image_pdf

Pigmentos perolizados a partir do recobrimento de muscovita com óxidos de terras raras

Universidade Federal do Rio de Janeiro; Centro de Tecnologia Mineral

Shirleny Fontes Santos
Silvia Cristina Alves França Silva
Tsuneharu Ogasawara

Resumo
A tecnologia refere-se à síntese de pigmentos perolizados por método de precipitação com base em recobrimento de mica do tipo muscovita com óxidos de terras raras. A muscovita utilizada é brasileira, natural e oriunda da região de Borborema-Seridó (divisa entre RN e PB). Anteriormente, não era possível a obtenção do pigmento perolizado através de óxidos de terras raras, entretanto, com a nossa tecnologia isso já é possível. Outro aspecto que chama a atenção em relação ao uso das terras raras é o fato de que, com elas, podem ser obtidos compostos de baixa toxicidade.

Inovação
Obtenção de novas colorações de cosméticos a partir de óxidos de terras raras e uma fina camada de mica, produzindo pigmentos perolizados.

Tecnologia
A muscovita utilizada na síntese foi micronizada a um tamanho de partículas inferior a 45µm. Para recobrimento da mica foram utilizados reagentes precursores de cério (Ce) e praseodímio (Pr), o que possibilitou a obtenção de novos tipos de pigmentos perolizados. Os pigmentos perolizados obtidos exibiram cores diferentes, de acordo com o tipo de óxido utilizado como cobertura: mica-CeO2 (amarelo); mica-PrO2 (marrom – cinza escuro) e mica-Ce(1-x)Pr(x)O2 (laranja).

Vantagens
Novas cores perolizadas de pigmentos para a indústria.

Oportunidade
Novos pigmentos para a indústria de cosméticos, plásticos, tintas e revestimentos, incluindo sistemas de pintura automotiva à base de água ou solventes.

Patente
Concedida, PI1106511-7.